Plano de Manutenção Operação e Controle (PMOC)

Para sistemas de climatização com ar condicionado central e individual
SOLICITE UM ORÇAMENTO

SOLICITE UM CONTATO

O QUE É PMOC? PORQUE ELE É OBRIGATÓRIO?

O PMOC (Plano de Manutenção Operação e Controle) é exigido na Portaria 3.523/GM de agosto de 1998, que visa garantir a qualidade do ambiente e preservar a saúde. Ele é direcionado para os proprietários, locatários e propostos, responsáveis por sistema de climatização com capacidade acima de 60.000 BTU. Dessa forma, todos os edifícios públicos ou privados, a partir de agora, serão obrigados a fazer a manutenção de seus sistemas de ar condicionado.

​Segundo exigência do PMOC, a maior preocupação é com a qualidade do ar que é condicionado em ambientes publico e privados de uso coletiva, afim de evitar doenças respiratórias. Como o equipamento de ar condicionado é em sua maior parte utilizado no ciclo frio, a temperatura e umidade constante no equipamento é extremamente propicio para criação de colônias de bactérias e fungos. O filtro de ar sujo é o principal vilão disso tudo, pois uma vez que não higienizado ou substituído, faz com que estes fungos e bactérias sejam disseminados pelo ambiente em quanto o equipamento estiver em funcionamento.

SOLICITAR ORÇAMENTO

ATENDIMENTO A LEGISLAÇÃO

“Descumprimento pode render multa de até R$ 200 mil.”

O ar condicionado é um item fundamental para a rotina do dia a dia dos brasileiros, mas o que poucos sabem é que quanto maior o tempo de funcionamento, maior será o acúmulo de sujeiras. Por isso, o equipamento precisa receber cuidados necessários para evitar a transmissão de alguns agentes causadores de doenças respiratórias, como rinite, sinusite, asma, bronquite e até pneumonia. Com o objetivo de inibir esses e outros problemas, foi publicada no dia 5 de janeiro de 2018, no Diário Oficial da União, a Lei 13.589/2018 que exige o Plano de Manutenção Operação e Controle (PMOC) para climatização. O não cumprimento desta medida pode render uma multa de até R$ 200 mil.

Segundo a lei 13.589/2018 que exige o Plano de Manutenção Operação e Controle (PMOC) para climatização, que passou a vigorar no dia 5 de janeiro de 2018, para os responsáveis por sistema de climatização com capacidade acima de 60.000 BTU, os proprietários terão 180 dias para se adequarem às novas regras. Outra exigência é a realização de uma inspeção técnica na qualidade do ar, semestralmente e a emissão de um laudo técnico.

SOLICITAR ORÇAMENTO

O BENEFÍCIO DO PMOC NA SAÚDE DOS COLABORADORES

Infelizmente fungos e bactérias não são visíveis a olho nu, porém estão presente em diversos locais do nosso convívio. Segundo estudos realizados, o ar condicionado sem devida manutenção é responsável por causar diversas doenças respiratórias, onde a mais perigosa é causada por uma bactéria muito conhecida nos aparelhos, a Legionella pneumophyla. Esta bactéria causa a legionelose, que é uma espécie de pneumonia mais forte, podendo levar a pessoa até a óbito.

​Grandes empresas e diversas empresas do mercado, ao passar dos anos tem se preocupado cada vez mais com a qualidade do ar em suas dependências, visando dar melhores condições de trabalho para seus colaboradores, uma vez que o ar condicionado é um dos temas mais discutidos entre todos.

E é exatamente sobre isso que aborda no 5° paragrafo do texto da portaria, qualidade do ar é preciso manter limpos os componentes, como filtros, bandejas, serpentinas, umidificadores, ventiladores e dutos.

SOLICITAR ORÇAMENTO

DIFERENCIAIS SCS

Suporte Técnico

Suporte técnico especializado, garantindo clareza e qualidade nos serviços prestados.

Atendimento

Atendimento de chamados através de software de gerenciamento de ordem de serviços, monitorado pela supervisão e gestão.

Suporte ao Usuário

Suporte de dúvidas e dicas de utilização dos equipamentos e/ou sistemas de ar condicionado.

Relatórios Mensais

Relatório de ocorrências mensais de serviços executados e para acompanhamento dos serviços, através de plataforma digital.

Descontos

Descontos nos serviços de manutenção corretiva e também na instalação e compra de novos aparelhos, e também em novos projetos.

Visita Técnica

Visita técnica mensal preventiva, onde o técnico irá verificar o funcionamento do aparelho, aplicar o produto biodegradável e limpar os componentes do aparelho.

Limpeza e Higienização

Limpeza, higienização e revisão completa anual (serpentina, bandeja, filtro, carenagem, dreno, verificação de componentes elétricos e gás da evaporadora e condensadora).

Atendimento Prioritário

Atendimento prioritário com técnicos especializados para clientes exclusivo de contrato.

SOLICITAR ORÇAMENTO

ALGUNS DE NOSSOS CLIENTES

Conheça alguns que já confiaram e aprovam nossos serviços.